A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou na última segunda-feira (14.07), a suspensão das propagandas do produto Keraplex Bio, disponíveis no site de divulgação da marca. Sua propaganda faz alegações de cura e prevenção de doenças, o que não está comprovado e nem é permitido pela legislação brasileira, além do produto ser alimentício. Todas as propagandas do Keraplex estão suspensas no país.
A Anvisa também determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação e uso do produto Desincrustante Ácido Deso-Til, fabricado por Chemisch Industrial do Brasil Ltda. Trata-se de um produto sem registro no país e por isso o fabricante deverá promover o recolhimento das unidades que ainda existam no mercado.
O Absorvente Higiênico Pós-Parto Athena, bem como todos os produtos de higiene fabricados pela empresa Franday Indústria e Comércio Ltda.- ME, também foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A empresa não possui autorização de funcionamento da Anvisa e o produto não passou por comunicação prévia junto à agência.
O recolhimento dos produtos é de responsabilidade dos fabricantes e a fiscalização poderá ser feita pelas Visa's de cada localidade. A comercialização de produtos clandestino está sujeita à penalidades como multa, interdição e recolhimento.