quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Crianças Também Aprenderam com a XII Feira de Educação no Trânsito

XII FEIRA DE EDUCAÇÃO NO TRANSITO/ foto Divulgação
Foi realizada na Av. Boa Viagem (após o Hospital da Aeronáutica) a "XII Feira de Educação de Trânsito" de 19 a 23 de setembro de 2012, das 10h às 17h. A SETT (Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte) de Jaboatão dos Guararapes participou colocando um Stand, para que os visitantes pudessem conhecer e interagir com o evento. Palestras, promovidas pelo DETRAN ( Departamento de Trânsito Nacional), ações e aulas de como se portar no trânsito. O tema abordado foi: "A velocidade pode mudar histórias. Não exceda os limites, preserve a vida" que deu ênfase a todo o evento. Na abertura da Feira, crianças de várias escolas, visitaram e acompanharam com muita atenção tudo o que foi explicado com perguntas e curiosidades. A proposta foi orientar a população a obedecer às normas e leis do transito. A Lei Seca também foi focada e debatida, dando segurança para os que ali estavam. Foram distribuídos aos estudantes, bafômetros para melhor assimilar o seu significado. Um ponto marcante foi a entrega de 30 Troféus a 10 motoristas que desde a fundação do DETRAN (1969), até agora mantiveram sua carteira de habilitação sem infrações e multas.

Entre uma palestra e outra, alguns representantes da Lei, deram seus depoimentos: " A troca de experiências entre jovens e pessoas maduras, é indispensável para que as noções de educação no trânsito tenham participação efetiva no dia-a-dia da sociedade", comentou Fernanda Cordeiro, coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE. Entretanto a presidente do Detran/Pe, Fátima Bezerra, focou que " o evento é para conscientizar principalmente, os condutores, que podemos ter um trânsito seguro. Além disso as ações com as crianças, fazem com que desperte interesse pela Educação no Trânsito." Ainda disse que " a escolha do tema não foi por acaso. Segundo o órgão, 27% das infrações cometidas no ano passado no Brasil, foram por conta de excesso de velocidade. "O Brasil realmente tem índice alto de multas e infrações por excesso e Pernambuco não é diferente. Em 2011, das 530 mil cometidas, 32% foi por excesso de velocidade. Em 2012, é a mesma coisa," contou Fátima Bezerra.

O Secretário do município, Executivo de Trânsito e Transporte, William Carvalho, enfatizou que "esse evento representa mais uma forma de o Estado junto com os parceiros trabalharem com a sociedade e que conheçam as nossas atividades." Na oportunidade, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, afirmou após visitar os novos carros da frota do transporte complementar de Jaboatão: " investir na frota, é proporcionar mais conforto aos passageiros. Estamos apoiando esse trabalho, visando melhorar o transporte público."

O objetivo dessas ações é demonstrar que mudar a história e preservar  a vida, vai além da redução do índice de mortalidade no trânsito. O incentivo a novas formas de ocupação do espaço público, contribuindo para motociclistas e ciclistas deixam de ser encarados como atores coadjuvantes no trânsito. Temos  a certeza de que se todos seguirem na mesma direção de Educação no Trânsito, o índice de mortalidade será bem menor.




Por Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário