Medicamento com princípio ativo Dextrometorfano é fabricado no Paraguai e sem registro no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação, distribuição, comércio e uso do insumo farmacêutico ativo Dextrometorfano, no Brasil.
A medida foi tomada após a ocorrência de eventos adversos graves em crianças após o consumo de xarope infantil com princípio ativo Dextrometorfano, fabricado no Paraguai, sem registro na Anvisa.
O produto é fabricado pela empresa Konduskar Laboratories Private Limited e utilizado na produção do xarope Mentovick. A substância também está presente nos medicamentos Núcleo Plus Tegnogrip (tabletes), Tegnogrip BB (xarope), Medibron (xarope), Bronolex (gotas orais) e Bronalar (xarope), todos usados para tratamento de tosse ou gripe.
Segundo o Ministério da Saúde do Paraguai, medicamentos com princípio ativo Dextrometorfano estão com fabricação e venda proibida no Brasil.
A recomendação é que brasileiros não consumam medicamentos produzidos ou comprados no Paraguai que não tenham registro na Anvisa.
A Resolução Específica de Fiscalização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (04.10.2013).
Anne Coifman
Nenhum comentário:
Postar um comentário