quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pernambuco ocupa segundo lugar como principal polo médico

Com mais de 4.800 estabelecimentos médicos, perde apenas para SP

O Estado de Pernambuco é considerado o segundo polo médico, ficando atrás apenas de São Paulo (SP).

A área central da Região Metropolitana do Recife abriga grandes unidades hospitalares e de diagnósticos, incluindo a referência em emergência do Norte/Nordeste, Hospital da Restauração.

Diversos pacientes vêm até a capital pernambucana em busca de tratamento de média e alta complexidade, com os profissionais devidamente qualificados nas gestões hospitalares de prática e atendimento.

Hospitais de reconhecimento nacional como o Real Hospital Português, Hospital Esperança, Santa Joana, Albert Sabin, estão localizados entre os bairros da Ilha do Leite e Derby, área central.

Dados da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE) apontam que Pernambuco é o maior polo médico do Norte/Nordeste, com mais de 4.800 estabelecimentos médicos, entre clínicas e hospitais.

A variedade de especialidades, em conjunto à alta qualidade, fez com que 11% do volume total de turistas que visitaram o Estado procurassem algum serviço da área em 2012.

A repórter Anne Coifman entrevistou o Secretário de Saúde e Vice-Prefeito de Vertentes, Dr. Hélder Corrêa.

Anne- O que significa exatamente o Polo Médico?

Dr.Hélder: - O polo médico é avaliado pelo número de hospitais, complexidade e quais patologias eles podem tratar. Recife perde atualmente apenas para São Paulo, porque tem hospitais de grande porte, com capacidade acima de 800 leitos, o Real Hospital Português (RHP) é um exemplo. Pernambuco conta ainda, com hospitais públicos com capacidade e tecnologia para tratar todas as doenças de qualquer sistema sem a necessidade de transferência para outra região".


Anne - Por que Pernambuco ocupa essa posição atualmente?

Dr.Hélder: Hoje Recife tem na sua estrutura hospitalar público-privada um quantitativo de leitos altos que justifica o seu posto de segundo polo médico com tecnologia suficiente para tratar tudo.


Anne - O único requisito para o estado ser considerado um polo médico é a infraestrutura?

Dr.Hélder: - O polo médico também é avaliado pelo número de residências que ele oferta para o estudante de medicina.
Pernambuco tem a referência em tratamento de queimados, Hospital da Restauração (HR), aonde vem gente de todos os locais em busca de atendimento.


Anne: Pernambuco dispõe de profissionais em todas as especialidades?

Dr.Hélder: - Vem profissionais de todo o Nordeste para fazer especialização ou a residência em neurocirurgia aqui em Recife. Anestesia, a mesma coisa. Não só do Nordeste, como em outros estados como Sul e Sudeste. Essa mistura de área de ensino na área médica e o aumento do número de especialidades na área médica faz com que sejamos um grande polo médico.


Anne - Qual a especialidade que a Região Metropolitana do Recife dá mais suporte?

Dr.Hélder: A macrorregião do Agreste tem como centro Caruaru com Hospital Regional do Agreste (HRA), porém, Caruaru não tem todas as especialidades. O paciente então é encaminhado para Recife que tem o suporte adequado, principalmente na área de neurologia e neurocirurgia.



Em Pernambuco existe o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) onde a prefeitura dá uma ajuda de custo ao paciente que precisa se deslocar rumo à Região Metropolitana do Recife para tratamento. Um paciente que vai fazer a Hemodiálise em Recife recebe todo mês uma ajuda de custo para ir fazer o tratamento. A prefeitura ainda dá o transporte, alimentação durante o translado e mais uma ajuda de custo que gira em torno de R$ 500,00.

O município é responsável pela atenção básica, de baixa e média complexidade. O estado é responsável pela alta complexidade. Todo paciente de alta complexidade deve ser encaminhado para a referência que é a capital ou o hospital que controla a macrorregião.

Recife tem praticamente todas as especialidades em residência médica. Hoje, o paciente não precisa sair daqui para São Paulo para fazer nada, nem em termos cirúrgicos nem em termos clínicos.



Hélder Corrêa -Foto: Anne Coifman
Formado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hélder Corrêa é atualmente o Secretário de Saúde e Vice- Prefeito do município de Vertentes,  no Agreste Pernambucano.

Médico Clínico Geral, Cardiologista e Intensivista há 17 anos, também atuou no período de 2003 até 2005, como Chefe de UTI do Hospital da Restauração (HR).
De 2005 até 2011, ocupou o cargo de diretor da maior emergência do                                                             Norte/Nordeste, Hospital da Restauração (HR).

 Entre 2007 e 2012, foi chefe das UTIs do  Real Hospital Português (RHP), localizado na Ilha  do Leite, Região Metropolitana do Recife.









Reportagem Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário