quinta-feira, 2 de abril de 2015

Número de intervenções cirúrgicas é crescente no País

Dr. Hélder Medeiros / Foto: Internet
Quem nunca se olhou no espelho e procurou um defeitinho como desculpa para correr ao consultório médico de um cirurgião plástico?

Seja uma lipoaspiração aqui, um aumento ali, levantar as pálpebras, enfim, são vários os procedimentos estéticos aos que as pessoas podem se submeter.

  Já existem táticas, por exemplo, para a correção da orelhinha do recém-nascido, e quem nos explicou foi o médico cirurgião plástico, Dr. Hélder Medeiros:

"Existe uma tática para os recém-nascidos. A orelha, assim que o bebê nasce, é moldável; a cartilagem ainda não está dura. O médico coloca o molde de orelha para que a mantenha na posição ideal até que a cartilagem fique mais firme".

  Porém, os carros-chefes continuam sendo os procedimentos de lipoaspiração e os implantes mamários nos consultórios dos cirurgiões. Em 2014, foram feiras 250 mil lipoaspirações só no Brasil.

"Estamos superando os  Estados Unidos na quantidade de cirurgias realizadas. Apenas perdemos na quantidade de realização de procedimentos minimamente invasivos como botox, preenchimentos que não são cirúrgicos", explica Hélder.

  Quem procura novidades nas cirurgias, pode ficar menos ansioso. Não existem novidades, pois a técnica é a mesma. Mas eis uma excelente notícia, há uma evolução na tática cirúrgica . Ou seja, o profissional irá aprimorar sua tática cirúrgica para que as respostas positivas nos pacientes sejam sempre iguais.

   Mulheres na faixa etária em torno de 19 até 50 anos estão enquadradas no perfil de pacientes que procuram procedimentos cirúrgicos estéticos. O que chama a atenção é a quantidade de homens que está visitando um cirurgião a fim de melhorar sua aparência.

  "Hoje, temos, aproximadamente, 20% de homens em consultórios para fazer vários tipos de procedimentos. Esses procedimentos variam de acordo com a idade dos pacientes: Quanto mais idade, mais cirurgias faciais, e quanto menos idade, mais cirurgias corporais", explica.

   Quanto aos procedimentos, homens de meia-idade procuram a cirurgia de pálpebra, além do implante capilar. Já os mais jovens procuram a lipoaspiração, e a criança ou adolescente procura mais a cirurgia de orelha, ou alguma deformidade, mas já é um procedimento mais voltado para a reconstrução.

Não existem contraindicações para procedimentos cirúrgicos, mas é importante fazer uma avaliação com um bom médico que solicitará exames laboratoriais, de imagem, de sangue e um parecer cardiológico, que são algumas investigações a fim de excluir qualquer possibilidade de doença. Só pode ser operado  quem está com a saúde em dia.

Em média, o tempo de recuperação de um procedimento é de 30 dias. A pele precisa de seis meses para cicatrizar completamente e corretamente. Em caso de cirurgias minimamente invasivas, que não têm corte, o retorno às atividades é mais rápido, em torno de 15 à 20 dias. "Nos procedimentos de lipoaspiração, geralmente, a pessoa volta  às atividades após cinco dias úteis", comenta o cirurgião plástico Hélder Medeiros.




Por Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário