quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

AVC: Quanto mais rápido o atendimento mais chance de reverter.

Como ocorre o AVC
Imagem: internet
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é impedido por duas condições: Ou uma obstrução, isto é, o AVC Isquêmico ou uma hemorragia, isto é um AVC Hemorrágico. Quando o fluxo sanguíneo é interrompido, o cérebro não recebe o oxigênio necessário e as células param e morrem. As células mortas do cérebro não se recuperam.
Como o cérebro controla tudo o que fazemos, sentimos, pensamos, lembramos, ao sofrer algum dano pelo AVC, tem essas capacidades afetadas na área onde ocorreu a hemorragia ou obstrução.

As pessoas mais vulneráveis a um AVC são, por exemplo, os idosos e pessoas com problemas de saúde como pressão arterial alta (hipertensão) e diabetes. Fatores de estilo de vida como dieta, tabagismo, bebidas alcoolicas e atividades físicas podem alterar o risco da pessoa. 

TIPOS DE AVC



Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral. O mais comum é o isquêmico, que acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro e pode ser provocado por uma trombose cerebral, quando um coágulo de sangue se forma em uma artéria principal em direção ao cérebro. Também pode ocorrer a embolia cerebral que é caracterizada quando o bloqueio causado pelo coágulo, se forma em um vaso sanguíneo em alguma parte do corpo e é levado na corrente sanguínea para o cérebro.


Já o segundo tipo, é quando acontece um bloqueio nos pequenos vasos sanguíneos da parte mais profunda do cérebro. É o AVC hemorrágico, que consiste em um derrame, quando um vaso sanguíneo estoura, causando uma hemorragia no cérebro (derrame). Pode ser provocado por uma hemorragia intra-cerebral, quando um vaso sanguíneo estoura dentro do cérebro; Ou quando um vaso sanguíneo na superfície do cérebro sangra para a área entre o cérebro e o crânio.


SINTOMAS

É preciso ficar atento aos primeiros sinais que aparecem quando uma pessoa sofre um AVC e saber identificá-los. Repentinos, os sintomas incluem dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo (podendo ser um braço, perna, ou parte inferior da pálpebra descaídos, ou a boca torta e salivante), fala arrastada ou dificuldade em encontrar palavras ou discurso compreensível, visão subitamente enublada ou perda de visão, confusão ou instabilidade, forte dor de cabeça. Para ajudar a esclarecer o que está acontecendo, pode-se fazer um teste simples com o paciente: Peça para a pessoa sorrir. Tem sua boca ou um olho caído? A pessoa consegue levantar os braços? A pessoa consegue falar com clareza e entender o que lhe dizem?

Se todos estes sinais desapareceram depois de apenas alguns minutos ou algumas horas, é porque um Ataque Isquémico Transitório (AIT) pode ter ocorrido. O AIT, também conhecido como um mini-AVC, deve ser tratado como uma emergência, porque é necessário uma avaliação médica urgente.

ATENÇÃO

O paciente precisa ser levado para atendimento médico urgente. O tempo no atendimento quando ocorre o AVC é imprescindível. Quanto mais rápido for, mais chance o paciente tem de reverter o quadro.

Emergência: 192 SAMU / 193 Corpo de Bombeiros.


Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário