terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Rebelião no Complexo Prisional do Curado em Recife, deixa três mortos e ao menos 29 feridos.

Rebelião no antigo Aníbal Bruno nesta segunda-feira (19)
Foto: Folha de Pernambuco
Uma rebelião ocorrida no Complexo Prisional do Curado que abriga três penitenciárias, na Zona Oeste do Recife, no início da tarde de ontem (19.01), deixou três mortos, dois presos e um policial, e ao menos 29 feridos.

Segundo informações do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, um preso por tráfico de drogas desde 2006 foi decapitado em um dos pátios nesta terça-feira (20).  Trata-se de Mario Antônio da Silva, 52 anos.

"A morte não foi durante ação policial. Depois que soubemos dessa morte, houve uma chuva de pedras contra os policias e agentes, eu presenciei. O choque entrou, pacificamente, e agiu com bombas de efeito moral, e a situação foi controlada. Os presos estão dentro das celas", disse.

O balanço da rebelião fechou com 29 feridos, além das mortes dos sargentos da PM Carlos Silveira do Carmo, 44 anos, e do detento Edvaldo Barros da Silva Filho.

Pedro Eurico, confirmou que houve uma tentativa de homicídio contra outro preso, que foi socorrido para uma unidade de saúde com um ferimento nas mãos. Assegurou também, que não houve feridos a tiros nesta terça.

Os detentos têm três grandes preocupações e reivindicações relacionadas ao" tratamento às famílias no dia das visitas, a análise dos processos e a melhoria da unidade habitacional", explica Eurico.

Já na quarta-feira (21), uma equipe da Secretaria vai realizar ações emergenciais, com apoio da Prefeitura do Recife, para a construção de um galpão para abrigar os familiares dos presos, além da formação de uma equipe específica de revista e instalação de câmeras de segurança. As mesmas medidas serão tomadas para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, que também foi palco de tumultos nesta terça (20).




segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Avião da Azul faz pouso de emergência na Base Aérea de Canoas no RS

Aeronave precisou fazer pouso de emergência
após três tentativas sem sucesso

Uma aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas precisou fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (19).


O voo 4111 vinha do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O piloto tentou pousar três vezes e em seguida realizou o pouso de emergência. Na aeronave , estava o Deputado Federal Júlio Delgado, candidato à presidência da Câmara dos Deputados.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que a rota precisou ser alterada por conta de um problema de ordem técnica na aeronave. A companhia informou que os clientes foram assistidos e reacomodados e outros voos.

SDS lançará editais de concursos para delegado, Polícia Científica e Polícia Militar de Pernambuco

Em nova gestão, secretário da SDS abre concurso 662 vagas para PC e PM.
O Governo de Pernambuco vai abrir seleção para delegados e para a Polícia Científica neste ano. O edital do primeiro concurso será lançado ainda em fevereiro, segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

"A previsão é que no final deste mês ou na primeira semana de fevereiro, seja lançado o edital do concurso para delegados com 100 vagas. Também estamos com um edital em construção para 562 vagas na Polícia Científica, entre médicos legistas, peritos, papiloscopistas e auxiliares", informou o secretário durante entrevista ao programa Bom Dia Pernambuco da Tv Globo, nesta segunda-feira (19).

O reforço para a Polícia Militar, virá dos aprovados na seleção realizada em 2009. Os candidatos aprovados iniciarão o curso de formação neste mês e serão nomeados até o carnaval. O gestor da Secretaria de Defesa Social explicou que os dois mil candidatos aprovados terão que passar pelos testes psicotécnicos, médicos e físicos. Logo após, serão contratados todos aqueles que chegarem ao término da seleção.

Os oficiais devem trabalhar para recuperar os índices positivos do Pacto pela Vida. No ano passado, o programa do governo estadual apresentou o primeiro balanço negativo dos seus 7 anos de atuação. Foi uma alta de 9,5% na taxa de homicídios no estado. Para conter esse avanço da violência, Alessandro acredita que é preciso trabalhar em duas frentes diferentes: a criminal, com prevenção e repressão; e a passional, com imediação e antecipação do conflito.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Brasileiro condenado à pena de morte é executado por fuzilamento da Indonésia

Marco Archer foi preso em 2003 ao tentar entrar na Indonésia com drogas escondidas.
Foto:Agência Brasil 


















Foi executado na tarde de sábado (17) o brasileiro Marco Archer, de 53 anos, condenado por ter tentado entrar na Indonésia em 2003 com 13 quilos de cocaína escondidos dentro dos tubos de asa delta. O governo da Indonésia rejeitou os pedidos de clemência do governo brasileiro e executou por fuzilamento Marco Archer.

A ação gerou muita polêmica. A presidente da república Dilma Rouseff, telefonou para o presidente da Indonésia, Joko Widodo na sexta-feira (16), e fez um apelo pessoal em favor de Archer e também de Rodrigo Gularte, outro brasileiro condenado à morte no país asiático.  

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o governo brasileiro convocou o embaixador em Jacarta para consultas, em reação à execução de Marco. "O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países", disse.

Também foi emitida uma nota de pesar em nome da presidente Dilma."A presidente Dilma lamenta profundamente que este derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado na Indonésia. Nesta hora, a presidente Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada."

As leis da Indonésia contra crimes relacionados a drogas estão entre as mais rígidas do mundo e contam com o apoio da população. "Com as execuções, mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes", relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia.






Anne Coifman com informações da Reuters.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Mudança no seguro-desemprego pode afetar 2 milhões de pedidos

As novas regras para a concessão do seguro-desemprego, fixadas pela medida provisória (MP) 665, podem reduzir em 26% ou em mais de 2 milhões o número de trabalhadores que receberão o benefício em 2015, segundo divulgou nesta sexta-feira (16) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O número foi calculado a partir da base de dados do benefício em 2014. No ano passado, 8,55 milhões de trabalhadores requereram o seguro-desemprego. Se as novas regras fossem aplicadas neste mesmo universo, 2,27 milhões não teriam direito ao benefício, segundo o levantamento. Entre as mudanças está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego.

Com as novas regras, que entrarão em vigor a partir de março, o trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez, terá de ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores. Na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.

Em conjunto com outras medidas anunciadas pelo governo, as mudanças no seguro-desemprego vão significar uma economia de cerca de R$ 18 bilhões por ano a partir de 2015, segundo o Ministério do Planejamento.

As novas regras, porém, ainda precisam ser confirmadas pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para que sua eficácia seja mantida. A tendência é de que as mudanças enfrentem resistência no Congresso Nacional, conforme avaliação de partidos da base aliada e da oposição.

Segundo o governo, o novo modelo garante o benefício à maior parte das pessoas que buscam o seguro-desemprego pela primeira vez.

Pelos cálculos dos técnicos do MTE, 1,83 milhão de  trabalhadores continuariam recebendo o seguro por terem recebido 18 salários ou mais em 24 meses. O número representa 50,47% do universo de requerentes do benefício pela primeira vez. Entre os que requerem o seguro pela segunda vez, o volume de pessoas enquadradas nas novas regras seria de 66,81%, segundo o ministério.

De acordo com o levantamento, ficariam sem acesso ao benefício em 2014 se as novas regras já estivessem valendo 1,6 milhão de trabalhadores de primeira solicitação e 672 mil de segunda vez.

Em 2014, segundo o governo, já foram negados pedidos de benefício para 195 mil trabalhadores que não tinham recebido no mínimo 6 salários na primeira solicitação e para 155 mil que não tinham recebido 6 salários na segunda solicitação.





Fonte: G1.com

Família faz última visita a brasileiro que será executado na Indonésia

Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Paez

A família do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, que deve ser executado na madrugada deste domingo (17) no horário local – por volta das 15h deste sábado – na Indonésia fez a última visita a ele na prisão.  Os parentes chegaram à cidade de Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado (16).


Marco Archer é instrutor de voo livre e foi preso ao tentar entrar na Indonésia, em 2004, com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. A Indonésia pune com pena de morte o tráfico de drogas.

Nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff fez um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida dos dois brasileiros, mas não foi atendida. Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, “pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”, segundo nota da Presidência.

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, informou que o governo brasileiro pediu ajuda ao Papa Francisco contra a condenação à morte do brasileiro. “Fiz chegar à representação da Santa Sé no Brasil um pequeno dossiê sobre o caso e me foi assegurado que isso seria enviado à Secretaria de Estado do Vaticano para que sua Santidade pudesse interceder em favor de uma atitude de clemência do governo indonésio”, disse.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma carta ao chefe do Ministério Público da Indonésia para pedir que o governo daquele país adie por oito semanas a execução do brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas.

Segundo a PGR, o adiamento por oito semanas daria ao Ministério Público do Brasil e ao da Indonésia um tempo mínimo para tentar uma cooperação entre os dois países que alivie a situação dos brasileiros e também leve a um acordo mais amplo para solução de futuros casos semelhantes.





Fonte; G1.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Investigações do Cenipa apontam falha humana no acidente aéreo que matou Eduardo Campos

Aeronave que levava Eduardo Campos caiu em agosto de 2014
Foto: Veja.com
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), concluiu as investigações da queda da aeronave em que o candidato à presidência na época e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, viajava. O jornal O Estado de S. Paulo publicou em reportagem o resultado das investigações que apontou sucessão de falha humana e inexperiência do piloto.

O acidente ocorreu em 13 de agosto de 2014, depois de uma tentativa de aterrissagem. Ao perceber que não conseguiria pousar, o piloto arremeteu. O avião fez uma curva à esquerda e bateu no chão atingindo casas no bairro do Boqueirão em Santos- SP. As sete pessoas que estavam à bordo morreram.

Segundo a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, as investigações da aeronáutica concluíram que o piloto operou os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do avião, e acabou sofrendo uma desorientação espacial, que ocorre quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo.

A conclusão foi baseada em informações sobre os últimos segundos do voo, quando o avião embicou num ângulo de 70 graus em potência máxima, como se o piloto acelerasse para subir, quando na verdade estava voando para baixo.

Segundo o Estadão, o piloto Martins, não estava treinado para pilotar o Cesna-560 e nunca passou, por exemplo, por um simulador. O Cenipa não encontrou nenhum indício de falha técnica ou de operação do sistema aeronáutico. 

Em fevereiro, o Cenipa, deve divulgar um relatório com as informações preliminares sobre a investigação da queda do avião, mas o documento não tem data para sair. O objetivo da investigação é reunir informações que possam ajudar na prevenção de acidentes aeronáuticos.



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Caixa preta do avião da Air Asia é encontrada

Tragédia: Caixa-preta do Airbus foi encontrada por mergulhadores indonésios.
O Airbus A320-200 da AirAsia, com 155 passageiros a bordo e sete tripulantes, que fazia a rota entre a Indonésia e Cingapura, sumiu do radar dia 28 de dezembro de 2014.

A aeronave perdeu contato com o controle de tráfego de Jacarta às 6h17 (horário local; 20h17 de sábado, 27, no horário de Brasília).

O avião desapareceu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo.

"O avião pediu um desvio devido às condições meteorológicas", disse a companhia em um comunicado publicado em uma de suas redes sociais.

O vôo QZ-8501 partiu do Aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia (Java Oriental), às 05h20 (19h20 no horário de Brasília), com previsão de pouso em Cingapura às 08h20 (22h30 no horário de Brasília). o Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.

Até o momento, 48 corpos foram recuperados, das 162 pessoas a bordo. A Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, disse nesta segunda-feira (12),  que o avião provavelmente sofreu uma explosão antes de atingir a água. Uma das caixas-pretas foi encontrada e retirada da água. As informações são da agência Reuters.

O gravador de voz da cabine foi achado apenas algumas horas após a caixa-preta ter sido recuperada, e os investigadores acreditam que ela está em boas condições. O  equipamento é importante para o entendimento do ocorrido com o Airbus da Asia Airlines.

A cauda da aeronave, trazendo a logomarca vermelha da companhia aérea foi retirada da água no sábado (10.01), com ajuda de balões gigantes e um guindaste.





 

TERROR: Sede da Revista Charlie Hebdo em Paris é alvo de ataque terrorista

                                               
Uma sequência de ataques terroristas deixou mortos em Paris, entre  quarta-feira (07.01) e sexta-feira (09.01).  Ao todo, dezessete pessoas morreram nos ataques, incluindo três terroristas.

Dois atiradores invadiram a redação da Revista Charlie Hebdo, na quarta-feira (07), mataram 12 pessoas e deixaram outras 11 feridas. Os ataques tiveram sequência na quinta-feira em que uma policial morreu baleada no Sul de Paris. 

Na sexta-feira (09), os terroristas invadiram um mercado judeu em Paris, fazendo reféns e também houve invasão de terroristas em uma gráfica ao norte da cidade também com reféns. O cerco policial na gráfica durou  aproximadamente sete horas e terminou com a morte dos dois suspeitos de invadir e matar 12 pessoas na sede da Revista Charlie Hebdo na quarta-feira, os irmãos Chérif e Said Kouachi.

Durante a invasão do mercado judeu na quinta-feira, o casal de sequestradores terminou matando quatro reféns. Antes da ação da polícia, um homem que se identificou como Amedy Coulibaly, sequestrador do mercado judaico em Paris, falou com um canal de TV por telefone. Ele disse que seu ataque foi coordenado com o dos irmãos Kouachi e afirmou ainda, pertencer ao grupo Estado Islâmico e que foi enviado à França com financiamento da rede terrorista Al-Qaeda do Iêmen.

PASSEATA

Cerca de 3,5 milhões de pessoas se reuniram em marcha histórica no centro de Paris na tarde de domingo (11.01) para homenagear as vítimas dos ataques terroristas e manifestar pela liberdade e democracia após os atentados nesta semana.

Manifestações em também foram realizadas em outras cidades da França, somando 3,5 milhões de pessoas nas ruas em todo o país.

O presidente François Hollandde e outros líderes mundiais, além de seu antecessor, Nicolas Sakozy, caminharam por cerca de 200 metros em um trajeto paralelo ao principal da marcha.

CHEFES DE ESTADO

Ao lado do presidente, participaram a chanceler alemã, Ângela Merkel; os chefes de governo italiano, Matteo Renzi; espanhol, Mariano Rajoy; e britânico, David Cameron. O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi recebido pelo atual chefe de Estado. 

Participaram também o chanceler russo, Serguei Lavrov, os primeiros-ministros israelense Benjamin Netanyahu e turco, Ahmed Davutoglu,  o presidente da Autoridade Palestina, Mahmmud Abbdas, entre outros. Todos fizeram um minuto de silêncio.

Chefes de Estado se reúnem em marcha história em Paris
Foto: Folha.uol












sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dilma Rousseff é empossada para segundo mandato presidencial

Posse da Presidente Dilma Rousseff. Foto/UOL
   A Presidente da República Dilma Rousseff, tomou posse ontem (01.01.2015) em Brasília/DF, para mais quatro anos de mandato presidencial. Reeleita em outubro de 2014 com 54,5 milhões de votos, ela governa o país até 2018. O vice - presidente, Michel Temer, também reeleito, foi empossado na mesma cerimônia.

   Em seu discurso, Dilma citou a educação como prioridade, ajustes fiscais “sem perdas de direitos” e propôs um pacto nacional contra a corrupção.


  O controle da inflação e rigidez nas investigações do escândalo da Petrobrás também foi citado durante o discurso e a promessa para um Brasil melhor foi mantida. Dilma anunciou o lema do próximo governo “Brasil, Pátria Educadora”, além de classificar como prioritária a adoção de cinco medidas de combate à corrupção, como transformar o enriquecimento ilícito em crime; transformar o crime de caixa dois também em crime; deter um mecanismo judicial que permita o confisco de bens obtidos de forma ilícita; adotar normas que acelerem o julgamento de casos envolvidos a desvios de recursos públicos e também a análise de casos de corrupção que envolvam políticos.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Festa na RMR: Pernambucanos e turistas aproveitam o Réveillon nos polos montados pelas prefeituras

Foto: Reprodução/Internet
Centenas de pessoas se reuniram na praia de Candeias em Jaboatão dos Guararapes, para se despedir de 2014 e brindar a chegada de 2015. A prefeitura do município montou um palco na areia que recebeu diversas atrações musicais, entre elas, o cantor Nando Cordel.  Outros artistas comandaram a festa da virada na orla de Candeias que recebeu aproximadamente 100 mil pessoas. A queima de fogos teve duração de 14 minutos.

Já em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a festa da virada recebeu 150 mil pessoas, entre moradores e turistas.  No palco principal vários artistas garantiram a animação desde as 19h30. Quem comandou a contagem regressiva para a chegada de 2015, foi o cantor Alceu Valença, que fez todos os presentes cantar e dançar ao som dos hits carnavalescos como “Diabo Louro”, “Morena Tropicana”, entre outros. A Orquestra Spok Frevo também passou pelo palco instalado em frente ao Edifício Acaiaca e garantiu a animação do público. 

A queima de fogos teve duração de 16 minutos, colorindo o céu com formas e cores provenientes da importação dos artefatos explosivos da mesma empresa que faz o réveillon mais famoso do mundo, da praia de Copacabana no Rio de Janeiro. O bairro do Pina também teve animação garantida  e queima de fogos.

Quem preferiu passar a virada do ano na Zona Norte de Recife, também curtiu muita festa e animação.


O Hospital da Restauração (HR),  maior emergência do Nordeste e referência em queimados, registrou quatro ocorrências de internamento no setor de queimados, por acidente com fogos de artifício.