sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Investigações do Cenipa apontam falha humana no acidente aéreo que matou Eduardo Campos

Aeronave que levava Eduardo Campos caiu em agosto de 2014
Foto: Veja.com
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), concluiu as investigações da queda da aeronave em que o candidato à presidência na época e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, viajava. O jornal O Estado de S. Paulo publicou em reportagem o resultado das investigações que apontou sucessão de falha humana e inexperiência do piloto.

O acidente ocorreu em 13 de agosto de 2014, depois de uma tentativa de aterrissagem. Ao perceber que não conseguiria pousar, o piloto arremeteu. O avião fez uma curva à esquerda e bateu no chão atingindo casas no bairro do Boqueirão em Santos- SP. As sete pessoas que estavam à bordo morreram.

Segundo a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, as investigações da aeronáutica concluíram que o piloto operou os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do avião, e acabou sofrendo uma desorientação espacial, que ocorre quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo.

A conclusão foi baseada em informações sobre os últimos segundos do voo, quando o avião embicou num ângulo de 70 graus em potência máxima, como se o piloto acelerasse para subir, quando na verdade estava voando para baixo.

Segundo o Estadão, o piloto Martins, não estava treinado para pilotar o Cesna-560 e nunca passou, por exemplo, por um simulador. O Cenipa não encontrou nenhum indício de falha técnica ou de operação do sistema aeronáutico. 

Em fevereiro, o Cenipa, deve divulgar um relatório com as informações preliminares sobre a investigação da queda do avião, mas o documento não tem data para sair. O objetivo da investigação é reunir informações que possam ajudar na prevenção de acidentes aeronáuticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário