terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Do Sertão para o Mundo: Conheça o Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga


Museum Cais do Sertão Luiz Gonzaga
Foto: Clélio Tomaz
Para preservar toda a memória e história de Luiz Gonzaga, ícone da cultura nordestina, foi criado o "Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga", instalado no Cais do Porto do Recife. O museu presenteia os nordestinos, turistas e gentílicos do sertão que apreciam a obra e o legado deixado pelo Rei do Baião.
O acervo do museu conta com 500 peças, sendo 120 delas ligadas diretamente a Luiz Gonzaga.

Construído à beira-mar do local onde a cidade nasceu (Marco Zero do Recife), o espaço cultural tem a forma constituída em um grande prédio de arquitetura surpreendente e generosa, vazado por por recortes e vãos que brincam com as luzes e sombras do dia e da noite.

"O museu está localizado em um lugar extremamente propício para a transmissão de toda essa arte, essa produção que circula e faz com que esse Sertão se mostre e esteja sempre vivo. É uma forma de fazer com que não só torne o museu uma grande vitrine dessa produção cultural, mas fazer com que o turista que chega aqui, por exemplo, permaneça em Pernambuco por mais tempo, explorando o interior, o Sertão e o Agreste pernambucano, em busca daquilo que ele vai encontrar aqui no museu", explica o coordenador de conteúdo, Mário Ribeiro.

Vista aérea do Museu
 Imagem: Internet
Utilizando os mais variados e modernos recursos expositivos e tecnológicos, o museu fala do Sertão de Gonzaga e de milhões de Brasileiros. De forma lúdica, celebra a rica seiva que brota do chão seco da caatinga e de sua gente, com suas dores e seus amores.

Toda a produção cultural é divida em sete territórios temáticos: Cantar, Viver, Trabalhar, Ocupar, criar, o Crer e o Migrar. Com uma área total de 2 mil m², o museu conta com projeções audiovisuais, acervos dos grandes artesãos nordestinos, painéis interativos, cabines de karaokê, murais de artistas visuais pernambucanos e até uma releitura do Rio São Francisco com espécies de peixes característicos do Sertão.


Serviço:

Entrada:R$ 10,00 inteira, R$ 5,00 meia;
Horário:  13h às 17h
Local: Cais do Porto do Recife




Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário