domingo, 15 de janeiro de 2017

Síndrome do "Pavio Curto" pode ser Transtorno Explosivo Intermitente

Transtorno Explosivo Intermitente
Imagem: Internet
Explosões de raiva desproporcionais ao motivo causador, agressões verbais, xingamentos, gestos obscenos, direção perigosa no trânsito, gritos e descontrole emocional. Estes são alguns dos sintomas que caracterizam o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). Pessoas classificadas como "pavio curto" são levadas a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, desproporcionais, pela incapacidade de gerenciar seus impulsos. Após os ataques, é comum o indivíduo sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza. 

De acordo com o Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso, PRO - AMITI, as explosões de raiva características do TEI são classificadas em dois tipos: Leves ou Severas. As chamadas explosões "leves" são ameaças, xingamentos, ofensas, gestos obscenos, ataque de objetos e agressões físicas sem lesão corporal. Os episódios precisam ocorrer com uma frequência média de duas vezes na semana por um período mínimo de 3 meses. Já as explosões mais severas, são caracterizadas pela destruição de propriedade/patrimônio e ataques físicos com lesão corporal e precisam acontecer ao menos 3 episódios dentro do período de um ano.

A magnitude de agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes. As atitudes explosivas de agressividade recorrentes não são premeditadas (ou seja, são impulsivas e/ou decorrentes da raiva) e não tem por finalidade atingir algum objetivo, causando sofrimento acentuado no indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal.

É importante lembrar, que os ataques agressivos de fúria não são devidos ao uso de substâncias como álcool, drogas medicamentos e nem devido a qualquer outra condição psicológica (transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno psicótico, transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade boderline) ou médica (ex: Traumatismo craniano, doença de Alzheimer).

 O portador do transtorno explosivo intermitente geralmente manifesta baixa tolerância à frustração, desenvolvendo uma incapacidade de gerenciar a raiva e a hostilidade, tornando-se instável afetivamente devido à incapacidade de controlar seus sentimentos e emoções. Adota, por isso, comportamentos de risco com manifestações de violência.
 
BUSCANDO AJUDA

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), tem tratamento. É necessária a intervenção médica e psicológica como uma forma de reduzir a intensidade e frequência dos episódios violentos, devolvendo, assim, uma vida de melhor qualidade a esses indivíduos. O tratamento é multidisciplinar, com as especialidades psicologia e psiquiatria. O ideal é buscar ajuda com profissionais especializados para o correto diagnóstico do problema.


Fonte: Reportagem /Internet
























Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário