sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Saiba gerenciar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

Síndrome do Pensamento Acelerado - Imagem Ilustrativa
Fonte: Internet
Com a constante evolução tecnológica, é comum ocorrer a dependência da internet e das redes sociais. Whatsapp, Facebook, Twitter, estão entre as principais mais usadas pela população. Quem não der aquela checadinha nas redes sociais ao pegar o celular apenas para ver a hora, já sente uma ansiedade e um descontrole, não conseguindo exercer nenhuma atividade, dormir ou ter bom convívio social.

Pessoas que acordam cansadas, são de fácil irritabilidade, têm dificuldade para acalmar os pensamentos, relaxar, desacelerar, sofre por antecipação, são apreensivas, têm déficit de atenção e dificuldade de concentração, memória prejudicada, sono alterado, humor instável, esgotamento/ cansaço mental e físico, sensação de que 24 horas não são suficientes para tudo o que se propõe a fazer, sofrem com dores de cabeça ou muscular e têm excesso de estímulo sonoro e visual, tem forte sugestão do quadro "Síndrome do Pensamento Acelerado" (SPA).

SAIBA O QUE É

A síndrome do pensamento acelerado é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade muito alta que desgasta e acelera o cérebro. É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.

O médico psiquiatra e escritor, Augusto Cury, ensina cinco passos para evitar a SPA:

1- EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

No passado, o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente, o Registro Automático da Memória (RAM), transformando nossa mente num depósito de informação, o que nos torna hiperativos.

2- CRITIQUE O ESTÍMULOS VISUAIS E SONOROS

A mídia reforça a propaganda sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos. Temos ansiedade ao consumir. Você já percebeu o quanto nosso consumo está baseado na emoção, e não na lógica? Caímos nas armadilhas dos apelos visuais e sonoros da indústria cultural, vivemos mais na aparência que na essência.

3- NÃO SE TORNE ESCRAVO DA TECNOLOGIA

A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ela favorece a comunicação a distância, porém tem restringido o contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais e contato ao ar livre e convivência com os diferentes. Pais e filhos não cruzam suas histórias, raramente trocam experiências de vida. É preciso uma desintoxicação digital.

4- DIMINUA O RITMO

É impossível deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos. Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada. E pior, torna-se uma pessoa insatisfeita, agitada. Estamos vivendo sob a lógica do fast-food emocional, não é a qualidade do que consumimos que produz o prazer, mas a quantidade. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio e descoberta.

5- CUIDADO COM A COMPETIÇÃO PREDATÓRIA

A paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso. Uma pessoa com a SPA tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções, refletir sobre suas falhas. É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.

É bom lembrar que deve-se passar por uma avaliação médica /psicológica para melhor conduta para cada caso.





Anne Coifman

Nenhum comentário:

Postar um comentário