segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

PERNAMBUCO EM ALERTA PARA CASOS DA DOENÇA QUE DEIXA A URINA ESCURA.

Doença misteriosa causa dor muscular intensa
Imagem: Internet
Um surto de uma doença misteriosa vem causando mortes e preocupação na população. Com início em Salvador- BA, a doença levou a 52 casos suspeitos com duas mortes na região metropolitana de Salvador. Os sintomas são  forte dores musculares e deixa a urina do paciente preta. Inicialmente a doença está sendo chamada de mialgia (dor aguda) nos boletins médicos.

Para pesquisar e tentar esclarecer os casos que envolvem a patologia misteriosa, um grupo de cientistas do Brasil e dos EUA está analisando amostras de urina de pacientes que apresentaram sintomas e de peixes consumidos por eles. A principal suspeita ao início do surto, era uma contaminação associada à ingestão de peixe, porém, nem todos os pacientes relataram o consumo.

Segundo informações prestadas pelo infectologista e coordenador do comitê de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Antônio Carlos Bandeira, ao portal Uol, "só 60%, 70% dos pacientes informaram ter ingerido peixe. Nesse um mês, as dúvidas aumentaram. Só com a confirmação laboratorial saberemos", explica.

Urina escura - causada por doença misteriosa
Imagem: O Globo
As primeiras nove notificações da doença foram feitas às autoridades baianas no início de dezembro. Um alerta epidemiológico foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde para informar sobre possíveis casos. Estados do Nordeste também publicaram alerta para monitorar problemas, mas por enquanto, apenas Bahia e Ceará tiveram casos suspeitos. De acordo com a Secretaria, 97% dos pacientes apresentaram dores musculares intensas de início súbito e 47% ficaram com a urina escura. A unica unanimidade é que todos os pacientes tiveram elevações significativas na dosagem da enzima muscular cretinofosfoquinase (CPK), o que compromete a função renal.

O infectologista Bandeira, explica que é como se o indivíduo "tivesse feito uma maratona em poucos segundos. É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de coca-cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins).


PERNAMBUCO

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, emitiu um alerta às unidades de saúde para notificação imediata de pacientes que apresentem sintomas semelhantes aos da doença de causa desconhecida, registrada na Bahia e no Ceará. Atualmente, não há ocorrência da doença no Estado.

A recomendação é que os serviços locais notifiquem de forma imediata (em até 24 horas a partir da suspeita inicial) casos de dor muscular intensa com aparecimento súbito, sem causa aparente identificada e com níveis elevados de enzimas musculares. Ainda se sugere observar a urina, que se apresentou escura em quase metade 47,7% do casos da Bahia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário