Material para volta às aulas Imagem: Internet |
Com a volta às aulas se aproximando, as livrarias e os setores de papelaria de diversos estabelecimentos comerciais ficam lotados. Os pais e responsáveis vão às compras de lápis, borrachas, canetas, cadernos, livros e toda a lista estabelecida pelas escolas. O Procon de Pernambuco (Procon-PE), realizou nos primeiros dias de janeiro uma nova pesquisa de preço de material escolar. O órgão de defesa do consumidor, analisou 44 produtos e constatou que houve redução de valores em 16 deles. Os técnicos registraram que 15 itens sofreram aumento e 13 permaneceram no mesmo patamar de dezembro de 2016.
Mesmo com a redução verificada, ainda existe grande diferença entre os estabelecimentos. A cartolina, por exemplo, foi encontrada com uma diferença de 100%. Por isso, mesmo com a redução em alguns itens da lista, é preciso que o consumidor pesquise.
Os itens que mais sofreram redução de preço foram: Massa de modelar (41,16%); Lápis de cor, caixa grande (32,31%) e a caneta esferográfica (28,57%). Já os que aumentaram os valores, a maioria não ultrapassou a faixa dos 40%, com exceção da caneta hidrográfica comum de 12 cores, que aumentou (65,44%). A pesquisa do Procon-PE foi realizada em oito estabelecimentos localizados nos municípios de Recife e Olinda.
Com informações do G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário